top of page

Teatro do Oprimido

Desde 2014, durante o projeto "Não Consta no Mapa", o grupo passou a incluir o Teatro do Oprimido como referência e prática de trabalho. Em 2014 fizemos formação com Armindo Pinto, e realizamos oficinas de Teatro do Oprimido dentro da Ocupação São João 588, para adultos, adolescentes e crianças. 

A partir de 2018,  o Coletivo Território B começou a ministrar oficinas de Teatro do Oprimido para jovens e para crianças em unidades do SESC-SP

        O Teatro da(o) Oprimida(o) é uma metodologia lúdico-pedagógica, criada por Augusto Boal que parte do princípio de que todas as pessoas são capazes de representar suas próprias realidades por meio do teatro, se utilizando de um modo de produção que se propõe um desenvolvimento estético diretamente relacionado a um fundamento ético. 
         Embora o Teatro da(o) Oprimida(o) seja pouco conhecido e divulgado no Brasil, Augusto Boal é um teatrólogo mundialmente reconhecido pelo desenvolvimento dessa técnica; foi pré-indicado ao Prêmio Nobel da Paz, e foi eleito Embaixador Mundial do Teatro pela UNESCO.  

        Esta oficina visa a partir da prática de jogos teatrais e de debates, além de instrumentalizar os participantes com conceitos básicos da linguagem teatral, trazer uma perspectiva reflexiva sobre o lugar do próprio corpo na vida cotidiana; perceber com um olhar estetizado sobre as situações rotineiras, as tensões, contradições e regras sociais a que estão submetidos os corpos, modelando seus gestos e significados.

bottom of page